Quais são as mais recentes tendências do marketing digital que você deve implementar em 2022? Como as empresas serão notadas nesse mundo digital lotado?
O marketing digital está crescendo tão rápido que às vezes pode parecer confuso. Mas aqui está o resumo de tudo em torno do marketing digital que é importante você saber agora.
O conceito de marketing existe há muitos anos, e passou por várias mudanças massivas ao longo do tempo, com muitas novas tendências de marketing digital surgindo.
Altamente dependente dos avanços tecnológicos, o marketing digital está mudando e evoluindo rápido. A cada ano, muitas novas estratégias emergem. Assim, nosso objetivo é discutir algumas das tendências mais recentes do marketing digital que você não deve perder em 2022.
Domínio de anúncios pagos
Quando mais empresas investem em anúncios pagos, os custos aumentam, e à medida que os custos de publicidade sobem, muitas empresas terão que investir mais em melhores taxas de conversão e branding. Isso deixará o conteúdo do anúncio mais atraente e envolvente.
A tendência é a popularização de uma “guerra de anúncios”. A combinação do marketing de influenciador com a publicidade paga é a principal tendência do marketing digital para 2022.
Conscientização sobre privacidade
À medida que o Google muda sua posição em relação aos cookies, precisaremos adotar abordagens novas, mais justas e criativas para o marketing online.
Os usuários estão mais céticos do que nunca sobre o compartilhamento de seus dados com empresas, principalmente após o escândalo da Cambridge Analytica.
Além disso, os anúncios mais recentes de grandes empresas, já vêm enfatizando a importância da privacidade dos usuários!
Transparência da marca
Há cada vez mais demanda para que as marcas sejam transparentes sobre seus processos. A nova geração quer saber que papel e impacto ela tem na sociedade.
Personalização Inteligente
A personalização inteligente pode dominar o marketing digital. Big data e inteligência continuarão a permitir maior personalização em escala, atendendo à demanda cada vez maior por experiências de marca exclusivas e sob medida.
Algoritmos Inteligentes
O Google e o Facebook ficam mais inteligentes a cada dia. O Google anuncia atualizações importantes de algoritmos quase todos os meses. Isso significa que uma abordagem mais sofisticada é necessária para as empresas e agências vencerem a concorrência.
Portanto, haverá menos atalhos para obter resultados rápidos. Definitivamente, vai melhorar a experiência do usuário no Google e no Facebook.
A utilização de Inteligência Artificial (IA)
A utilização de Inteligência Artificial (IA) em marketing continuará crescendo, pois é uma ferramenta muito poderosa. Com o uso de big data, você pode detectar tendências antes que até se tornem virais e entender seus clientes melhor do que nunca.
Com mensagens bem direcionadas, os profissionais de marketing podem aumentar significativamente as vendas e o engajamento!
Conteúdo de forma abreviada
As jornadas do usuário terão um papel importante no marketing digital, e com isso um melhor entendimento de como usar as plataformas sociais em todo o seu potencial.
Desse modo, o conteúdo de formato curto e personalizado é cotado como uma grande tendência.
A indústria demorou um pouco para reconhecer que o que funciona na TV nem sempre funciona online, e agora que temos uma combinação de canais saudável em relação aos tipos de conteúdo social, começaremos a ver a próxima onda de conteúdo resumido vir à tona.
Automação de Marketing
A automação de marketing é um resultado natural de outras tendências de marketing digital mencionadas acima.
Se as empresas não conseguem automatizar alguns dos processos ou se não conseguem analisar detalhes dos resultados, simplesmente não vai funcionar. Quando os departamentos de marketing podem provar como suas campanhas impactam o funil de vendas, eles podem repetir seu sucesso com um orçamento maior.
Pesquisa visual tem precedente
A pesquisa visual permite que as pessoas encontrem mais informações sobre qualquer coisa apenas tirando uma foto. Isso pode soar como uma tecnologia futurística de IA, mas existe e já está sendo aprimorada (com o Google Lens, por exemplo).
A pesquisa visual está definida para se tornar um método extremamente eficiente e popular de pesquisa online. Provavelmente nunca ultrapassará as buscas baseadas em texto, mas à medida que a IA avança, mais pessoas certamente começarão a usá-la.
Por que é importante acompanhar as novas tendências do marketing digital?
O mundo está se movendo incrivelmente rápido, e tudo isso graças à Internet. Sem ela, o marketing não seria a indústria massiva como é hoje. A questão é que a Internet é tão grande e está se desenvolvendo tão rápido que às vezes é difícil acompanhar, mesmo para profissionais experientes da área.
No entanto, é importante estar ciente dos novos desenvolvimentos, porque isso pode dar à empresa a vantagem de que precisa para vencer a concorrência!
Ao todo, 2021 foi um ano bastante competitivo no cenário do marketing digital e 2022 deve dar continuidade a essa trajetória. Pode parecer opressor às vezes, mas qualquer pessoa, munida com o conhecimento e as ferramentas certas, pode vencer e prosperar nesse mercado.
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